São necessários acessórios para CFTV de qualidade para que um projeto tenha uma perfeita performance, e essa a escolha não se limita a bons modelos de câmera e uma conexão veloz à internet.

CFTV ou circuito fechado de televisão é o nome dado ao conjunto de tecnologias que permitem a captação, processamento, transmissão, armazenamento e monitoramento de imagens, sendo que, toda esta experiência de uso aconteça de maneira local ou remota utilizando-se da internet com ou sem fio para este acompanhamento externo das imagens.

Os principais acessórios de CFTV

Câmera – Este equipamento é sem dúvida o protagonista de toda a solução de CFTV, uma vez que, é a câmera que possibilita a captação das imagens no cenário que pretendemos monitorar. É composta por um sensor de imagem que, através de uma matriz, realiza a conversão da luz em elétrons para a devida condução nos circuitos eletrônicos do equipamento. Existem dois principais modelos de sensores, o CCD e o CMOS.

Existem vários tipos de câmeras para diferentes aplicações, algumas para uso interno, outras para uso externo, algumas para fixação em paredes e ainda outras para fixação no teto.

Também é importante lembrar que, cada câmera vai nos entregar diferentes aproveitamentos de cena e tamanhos de imagem dependendo da lente que está sendo usada e da resolução do qual o equipamento está operando uma vez que a abertura da lente e a abertura do sensor configura diferentes ângulos de visão para a montagem da imagem. A resolução vai ditar qual é o aproveitamento de cena especialmente quando precisa-se dar o zoom (aproximação) em algum ponto do vídeo. Nessa situação pode-se ter maior ou menor percepção e identificação de detalhes.

Gravador de imagem

Para que se possa manter um histórico das imagens geradas pelas câmeras para consulta se faz necessário gravar e armazenar estas cenas. Para isso conta-se com os gravadores de imagem para CFTV que, durante sua evolução foram desenvolvidas em várias categorias como DVR, NVR, HVR.

Ainda a respeito dos gravadores de imagem, é importante destacar que deve-se usar um HD apropriado para CFTV, uma vez que, um HD convencional para desktops não entrega a eficácia necessária que garante a fidelidade das imagens captadas causando erros e até exclusão de frames.

Cabeamento para CFTV

O meio adequado de transmissão é necessário para que as imagens captadas pelas câmeras cheguem até o dispositivo de gravação e armazenamento com o mínimo de perda possível independente da distância considerada entre os ativos, podendo ser meios de transmissão cabeados e até mesmo sem fio como será visto a seguir:

O Cabo coaxial – É usado em instalações de CFTV em que se utilizam câmeras analógicas. Ele é composto pelo condutor que é o elemento responsável pelo tráfego dos dados, pelo dielético que serve para isolar o material condutor, a malha que realiza a blindagem do cabo protegendo-o contra interferências e por fim a capa que complementa com a proteção das outras camadas do cabo coaxial.

É importante também entender que o cabo coaxial é desenvolvido em diferentes bitolas, ou espessuras do condutor que vão interferir diretamente na distância da qual o cabo terá desempenho o suficiente para transmitir determinada quantidade de dados.

O cabo par trançado – É famoso pelo seu uso em conexões de rede, erroneamente chamado de Cabo UTP, pois essa nomenclatura não se refere ao nome do cabo em si, mas em uma de suas formas de fabricação como FTP e STP, por exemplo. O cabo par trançado leva este nome, pois sua construção se dá por 4 pares de fios conectivos que são trançados para cancelar as interferências eletromagnéticas entre si.

É geralmente usado em infraestruturas de CFTV-IP, mas também podem ser usados para câmeras analógicas desde que seja usado um acessório para CFTV chamado Balun que faz o casamento da impedância do cabo par trançado para a conexão coaxial da câmera.

Esses cabos apresentam uma ampla variedade de aplicações, sendo adaptáveis à interfonia, à informática e, principalmente, em projetos de rede para CFTV IP e versões analógicas que operem com HD, e Full HD. Além disso, são compatíveis com sistemas HDCVI, AHD, HDCVI.

Cabeamento para CFTV

Ao escolher o cabeamento, é preciso escolher também os conectores a serem utilizados. Em geral utiliza-se a conexão ponto-a-ponto, onde a câmera é ligada diretamente no equipamento de gravação, existem outras formas, como falamos acima, tudo depende da estrutura e tecnologia a ser utilizada.

Assim como os cabos, há dois tipos de conectores mais utilizados nos sistemas de CFTV, os chamados de borne, e os do tipo solda. Falamos sobre os tipos de conectores no artigo anterior.

Os conectores geralmente são utlizados em pares de VIDEO + ALIMENTAÇÃO, assim comumente vemos um conector BNC e um conector P4 em uso nesses tipos de sistema.

Outros importantes acessórios para CFTV

Caixas de Sobrepor também são itens importantes em um projeto de CFTV, elas ajudam na organização das fontes e conectores, além de mantê-los seguros e vedados, evitando que sejam acometidos por agua, fuligem e outros danos externos.

Cada sistema irá exigir um acessório diferente, alguns terão microfones, outros mesas para controle de Speed Domes, ligações com alarmes, centrais, e muitos outros. As baterias e pilhas por exemplo, são de uso geral, como em alarmes e cercas elétricas.

Agora que você já conhece os principais acessórios para CFTV e também os passos para elaborar um projeto, entre em contato e conheça a linha de acessórios para CFTV da FC.

Categories:

2 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *