Conectores de CFTV: Principais diferenças

Além de bons equipamentos (Câmeras, DVRS), você precisa escolher os melhores conectores de CFTV.

E isso é de extrema importância porque, com baixa qualidade, você não será capaz de usar todo o potencial de seus equipamentos.

Pode parecer simples, mas se é a sua primeira experiência com instalação, pode dar um pouquinho de trabalho. Os cabos, se mal conectados, não funcionarão direito.

Na hora em que terminamos de passar os cabos vem uma das partes mais importantes, que é colocar os conectores de CFTV em cada ponta. Dois conectores, na maioria das vezes, na parte onde vai o DVR e mais dois onde ficará a câmera de segurança, em geral um BNC (vídeo) e um P4 (energia).

Ao colocar os conectores temos que ter certa paciência, pois apesar dos conectores de alimentação, que geralmente recebem os 12 Volts das fontes, serem fáceis de colocar os fios de vídeos podem ser um pouco mais complicado, já que geralmente é preciso colocar a malha e a parte do meio do fio. Esse serviço é igual ao dos técnicos de TV por assinatura, praticamente é o mesmo procedimento, mas com outro tipo de ligação.

Pensando em todas as duvidas sobre os conectores, resolvemos listar os principais conectores de CFTV e descrever um pouco suas funcionalidades.

Conectores de CFTV

Conectores BNC

conector bnc com borne como instalar

Os modelos mais comuns e conhecidos, com certeza são o conector BNC e o plug p4 com borne.

São muitas opções disponíveis no mercado, a Fonte CFTV tem os conectores BNC com ou sem borne, com ou sem a opção de soldar o fio, pequenos parafusos, etc. Também assim como qualquer conector temos a versão macho e fêmea.

Os que possuem bornes, na minha opinião, são mais práticos e agilizam na hora de instalar as câmeras de segurança.

Outros tem opções para soldar ou não os fios e com um pequeno parafuso que prende o fio do meio e um furo para colocar a malha, isso para o conector de vídeo.

Sempre tenha em mente que a malha é negativa e o fio do meio é positivo.

No conector de alimentação, o que passara a energia de 12 volts da fonte, é bem mais simples. O fio vermelho você coloca no borne positivo e aperta o parafuso e no negativo coloca o fio preto, sendo assim, facilitando na hora de ligar na fonte dedicada ou não.

Conector RCA

conector para cameras de segurança

Esse é mais usado para quem pretende ligar da saída de vídeo do DVR, que tem disponível na maioria dos DVRs, e ligar diretamente em uma TV visualizar as imagens em tempo real.

Balun

Quem tem um projeto de ligar câmeras em grandes distancias, acima de 100 metros, pode ser mais viável passar um cabo trançado, conhecido como cabo de rede, e em cada ponta colocar um adaptador chamado balun que decodifica o sinal “bagunçado” que vem do cabo trançado.

Se o seu cabo é aquele padrão usado para ligar a rede em computadores, provavelmente terá 4 pares, ou seja, você pode ligar 4 câmeras com apenas esse cabo.

Você pode ter 4 câmeras com um cabo de rede (cat 5e ou cat 6). Além disso, não aconselhamos passar o cabo coaxial no mesmo conduíte ou perto de fios que carregam eletricidade para evitar sobrecargas e possíveis danos ao seu equipamento.

Com relação a alimentação você pode usar cabos paralelos ligando no final a uma fonte dedicada ou até usar uma fonte de 12 volts para cada câmera , fica ao seu critério.

Existem vários outros, porém, para fazer um projeto básico de CFTV você não vai precisar mais do que isso. A Fonte CFTV dispõe de uma completa linha de acessórios para CFTV, se ainda ficou dúvidas sobre os conectores e suas funcionalidades escreva nos comentários ou entre em contato com nossa equipe.

Categories:

2 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *