Câmera não funciona e agora? Checklist CFTV

Uma das coisas mais complicadas que técnicos e instaladores enfrentam é descobrir porque a câmera não funciona ou pararam de funcionar.

Isso pode se agravar se não foi você que fez a instalação das câmeras de segurança no local em que vai fazer o diagnóstico para identificar a causa do porque não funcionam mais.

Por que a câmera não funciona ou parou de funcionar?

Por ser tantas coisas que acarretam na perda de vídeo que criamos um CHECKLIST para que você faça esses testes e detecte o problema.

Conectores com problemas

Você pode ter usado diferentes tipos de conectores como por exemplo:

  • Balun
  • BNC de Borne
  • BNC de mola

Primeiramente confira se não tem conectores com oxidação ou enferrujados e troque-os.

Como o custo desses tipos de conectores são baixos considere trocar todos, na ponta da câmera e no DVR.

Não chega a alimentação de 12 volts pelo cabo

A câmera não funciona e um teste simples que você pode fazer logo no início é verificar se está chegando 12 volts diretamente pelo cabo.

Se você notar que não está chegando os 12 V DC (12 volts continuo/ direct current) e seja zero ou menos do que o fabricante recomenda já considere trocar a fonte.

Pode ocorrer também de a câmera funcionar corretamente enquanto não estiver usando o Infravermelho e depois de ativado ocorre a perda de vídeo ou imagem ruim, fora do normal.

Isso geralmente ocorre quando a fonte não está conseguindo mandar a corrente adequada para a câmera.

Faça o teste colocando uma fonte local somente para essa câmera que não está funcionando. Falamos no artigo anterior sobre Como escolher a fonte ideal para seu aparelho.

Isso também pode indicar outro problema caso não esteja chegando a alimentação corretamente.

Fonte danificada ou com mau funcionamento

Em boa parte dos casos a fonte pode estar com problema ou até parou de funcionar.

Nesse caso faça um teste direto na câmera com multímetro ou amperímetro para ver se ela está mandando a tensão adequada.

Se estiver chegando menos do que é indicado pelo fabricante, por exemplo 11 volts, verifique se a fonte tem a opção de ajustar a tensão de saída e se necessário aumente-a. Um exemplo é a fonte colmeia chaveada que possuem essa opção de regulagem de tensão.

Caso não esteja chegando os 12 volts troque a fonte por uma outra e veja se a câmera volta a funcionar.

Testar continuidade do cabo

Esse também é um dos principais fatores que fazem com que as câmeras parem de funcionar.

Dependendo do modo que foi instalado o cabo pode estar danificado em algum ponto entre a câmera e o DVR.

Um teste simples que você pode fazer é testar a continuidade do cabo, veja como no vídeo abaixo:

Seguindo o que o vídeo explica você vai detectar se o cambo rompeu e decidir se vai fazer uma emenda ou trocar ele todo.

Já fez os testes descritos acima e ainda não achou o problema? Ele pode ser mais simples e fácil do que imagina.

Checar a emenda do cabo

Parece obvio, mas muitas vezes você não sabe que aquele cabo coaxial ou UTP possui uma emenda, principalmente se não foi você que instalou o sistema de CFTV.

Procure por uma emenda e veja se está tudo bem com o cabo e se não tem problemas de umidade, oxidação que podem danificar o cabo.

Analisando isso você pode tomar a decisão de trocar uma parte, todo o cabo ou somente refazer a emenda cortando a parte que está ruim.

Não se esqueça de deixar a malha distante do fio do vídeo.

Verificar tecnologia da câmera

Hoje no mercado temos diversas tecnologia embarcadas nas câmeras:

  • HDCVI
  • HDTVI
  • AHD
  • CVBS

Essas indicadas são as tecnologias mais usadas atualmente e provavelmente você já se deparou com algumas delas.

Você pode fazer uma verificação na própria câmera se ela se encontra na tecnologia certa que é compatível com DVR. Em alguns modelos simplesmente alterando o jumper você muda a tecnologia da câmera.

Canal do DVR está com problemas

Outra dica simples mais que pode passar desapercebido pelo técnico/instalador é se o canal do DVR está funcionando.

Isso não é tão recorrente como os tópicos indicados acima, mas pode ocorrer.

E para testar é muito simples:

  1. Desconecte um BNC de um canal em que a câmera está funcionando
  2. Conecte no canal em que você suspeita que está com problemas
  3. Se funcionar corretamente essa câmera então descarte a possibilidade de o canal estar danificado
  4. Caso ocorra de a câmera não funcionar, então você identificou que o canal parou de funcionar no DVR.

Nesse caso você analisa se é preciso trocar o aparelho ou usar algum canal que está vago.

Colocar câmera nova

Novamente, está em uma das maneiras mais fáceis de encontrar o problema no sistema de CFTV em que você está diagnosticando.

Mesmo que você troque por uma câmera nova e ela funcione, não descarte os outros testes indicados já que pode ocorrer de ela funcionar por um tempo e depois aparecer perda de vídeo novamente.

Isso é um cuidado que temos que ter porque se você fizer os outros itens indicados da checklist pode ocorrer de a câmera antiga voltar a funcionar.

Câmera perde vídeo e volta ao normal depois de um tempo

O sistema que você implementou ou está fazendo manutenção funciona normalmente, mas quando passo um tempo certa câmera da perda de vídeo?

Uma possível causa seria algum dispositivo elétrico que quando acionado causa interferência temporária nas câmeras. Como exemplo posso citar a botoeira do portão basculantes ou deslizantes quando é acionado.

Isso ocorre pelo erro cometido na instalação de passar os cabos do sistema de CFTV junto ou bem próximo dos cabos elétricos do portão.

Outro problema bem popular é muitos instaladores passarem na mesma tubulação em que passa a rede elétrica.

Isso causa problemas por causa da indução que é gerada pelos cabos onde passa a energia elétrica.

O que é Indução?

“A indução eletromagnética é o fenômeno no qual um campo magnético variável produz em um circuito elétrico uma corrente elétrica chamada de corrente elétrica induzida.

SILVA, Domiciano Correa Marques da.  “A indução eletromagnética”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/a-inducao-eletromagnetica.htm”

Veja mais sobre indução no vídeo abaixo que mostra a dúvida de passar cabo de rede (UTP) com cabos elétricos:

Essas são as principais causas que ocorrem quando a câmera não funciona ou quando as câmeras param de funcionar. Não se esqueça que é sempre importante optar por produtos de qualidade e com garantia. Se ainda tiver mais alguma dúvida ou dica por favor deixe um comentário!

Categories:

6 Responses

  1. Boa tarde, eu tenho quatro câmeras, e depois de um raio intenso as câmeras ficaram sem ímagem, escuras qual seria o problema? Sei que na minha rua teve muitos aparelhos danificados, em consequência desse fato. Obrigado.

  2. Tenho 6 câmeras e duas pararam de funcionar. Fiz todos os testes, verifiquei se estava chegando 12v, verifiquei a continuidade dos cabos, verifiquei os conectores, troquei as câmeras por outras que estão funcionando e nada resolveu. Sei que o problemas não são as câmeras pois elas funcionam em outros pontos e não entendo porque nesses dois pontos especificamente não funciona pois tem energia e os cabos de vídeo estão dando continuidade.

    • Vamos abordar o problema passo a passo para identificar possíveis causas e soluções:

      Verificação de Energia:

      Tensão de Alimentação: Você já verificou que está chegando 12V. Certifique-se de que a fonte de alimentação está fornecendo corrente suficiente. Câmeras podem precisar de mais corrente do que a fonte pode fornecer, especialmente se várias câmeras estiverem ligadas na mesma fonte.
      Capacidade da Fonte: Verifique se a fonte de alimentação tem potência suficiente para todas as câmeras. Se a fonte estiver sobrecarregada, pode não fornecer energia suficiente para todas as câmeras ao mesmo tempo.
      Cabo de Alimentação:

      Continuidade: Você mencionou que verificou a continuidade dos cabos. Além da continuidade, verifique a resistência do cabo para garantir que não haja queda de tensão significativa ao longo do cabo.
      Conectores: Certifique-se de que os conectores estão bem conectados e não estão oxidados ou danificados.
      Cabo de Vídeo:

      Continuidade: A continuidade do cabo de vídeo também foi verificada. Verifique se os cabos de vídeo não têm interferências ou estão próximos a fontes de ruído elétrico que podem afetar o sinal.
      Qualidade do Sinal: Use um testador de cabo de vídeo para verificar a qualidade do sinal, pois a continuidade não garante que o sinal de vídeo esteja intacto.
      Conectores BNC/RCA:

      Conectores de Vídeo: Verifique se os conectores BNC ou RCA estão firmemente conectados e não apresentam sinais de desgaste ou oxidação.
      Pontos Específicos:

      Interferência: Se esses dois pontos específicos não funcionam, pode haver alguma interferência ou ruído elétrico nesses locais. Verifique se há equipamentos elétricos próximos que possam causar interferência.
      Distância: A distância dos pontos de câmera ao gravador pode ser um fator. Câmeras muito distantes podem ter queda de sinal. Se possível, teste as câmeras em pontos mais próximos para ver se o problema persiste.
      Teste de Troca:

      Troca de Câmeras: Você mencionou que trocou as câmeras por outras que funcionam. Experimente trocar os cabos de alimentação e vídeo dessas câmeras para os pontos que não funcionam. Isso pode ajudar a identificar se o problema está nos cabos ou nos conectores.
      Verificação Adicional:

      Fonte de Alimentação Secundária: Tente usar uma fonte de alimentação diferente para esses dois pontos para ver se há alguma mudança.
      Resetar Configurações: Se as câmeras têm opções de configuração ou firmware, tente resetar para as configurações de fábrica.
      Se todas essas verificações não resolverem o problema, pode ser útil utilizar um testador de câmeras de segurança, que pode fornecer informações mais detalhadas sobre possíveis falhas de sinal ou energia. Se precisar de mais ajuda ou detalhes específicos, estou à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *