Você já reparou nesse cilindro estranho que fica no cabo da Fonte de Alimentação? Já pensou em abrir ele pra ver o que tem ali dentro?

Pois bem, calma lá, não precisa se arriscar, hoje nós vamos explicar aqui no site pra você o que tem ali dentro e pra que serve.

O nome desse objeto é “Núcleo de Ferrite” ou mais popularmente um “ímã de ferrite”.

Fonte de Alimentação 12V - Fonte & CFTV
Fonte de Alimentação 12V – Fonte & CFTV

O nome por si só já é quase autoexplicativo: dentro desse cilindro existem discos ocos de ímãs de ferrite que possuem propriedades magnéticas. Esse material, feito de óxido de ferro, é capaz de evitar variações elétricas capazes de causar picos de energia no cabo.

Para evitar interferências magnéticas

Tal qual um filtro, por possuir propriedades magnéticas, esse núcleo de ferrite evita que o fio emita radiação ao redor do aparelho, evitando interferências em outros aparelhos.

E se você já deixou seu celular próximo a uma caixa de som e, após receber uma chamada ou na busca por conexão de rede, ouviu aqueles barulhinhos irritantes saindo dos alto falantes?

Então, isso é causado pelo fato das caixas não terem um bom isolamento. O Núcleo de Ferrite existe para evitar essas interferências.

Núcleo de Ferrite
Núcleo de Ferrite

O Cilindro na Fonte de Alimentação diminui as probabilidades de o seu aparelho sofrer qualquer tipo de interferência, entretanto, nem ele pode garantir de forma categórica que isso não vá acontecer. Isso porque há outros fatores a serem considerados, ele é uma medida a mais de de segurança em seus aparelhos.

Você também pode encontrar este item em cabos VGA de monitores, controles de vídeo games entre outros eletrônicos.


Se ainda assim você quiser diminuir as chances de um cabo causar interferência, saiba que é possível comprar esse tipo de peça de maneira avulsa em lojas de eletrônicos e instalá-lo por conta própria.

Já falamos em outro artigo sobre a Alimentação do sistema de cftv e porque a utilização de cabos e conexões adequadas e de alta qualidade, bem como a correta ligação entre os diversos equipamentos do sistema permite o funcionamento desejado e eficiente do sistema.

Quer saber mais sobre a importância de escolher boas fontes de alimentação? Entre em contato com nossa equipe e tire todas as suas dúvidas.

Categories:

Sem Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *