Fonte Blindada IP67 o que significa?

Fonte Blindada FC Fontes IP67

As certificações IP67 e IP68 definem se um equipamento é a prova d’água, mas Fonte Blindada? Entenda o que significam os graus de certificação IP.  Antes de mais nada, é preciso esclarecer esse conceito de “proteção à prova d’água”, ou seja, isso significa que a certificação protege a fonte apenas contra contatos acidentais com a água ou imersões por curto período de tempo. A diferença pode parecer imperceptível em um primeiro momento, mas ela tem muita importância, principalmente na hora de escolher uma fonte para seu projeto.

Se você ainda desconhece a escala padrão utilizada pelas fabricantes para adequar os produtos à norma internacional, responsável pela medição da resistência dos aparelhos à água e à poeira, continue conosco.

Você já deve ter visto as expressões IP67 e IP68 em especificações de diversos equipamentos. Eles são códigos para os níveis de proteção contra água e poeira, e dizem o quão protegido é contra intempéries. Descubra qual a diferença entre os graus mais altos de certificação IP.

O que é a certificação IP?

IP significa ingress protection, que em português é nomeado como Grau ou Classe de Proteção. Se trata de um padrão internacional definido pela Norma IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional) que diz respeito ao nível de proteção de dispositivos eletrônicos, como fontes, smartphones, outros, contra a intrusão de elementos estranhos como água e partículas de poeira.

Esses elementos podem entrar em contato com componentes internos de diversas formas como, por exemplo, cases mal protegidos, frestas entre as emendas do cabo, vedação precária ou até mesmo por intervenção do usuário, ao abrir o dispositivo de maneira não autorizada.

O Código IP serve como um guia para usuários saberem se uma fonte (ou qualquer outro eletrônico) possui proteções mínimas contra exposição a ambientes sujos ou úmidos, de modo a permitir que sua fonte tenha uma vida útil mais longa.

Qual a diferença entre IP65 e IP67?

Quando falamos de fontes, os códigos da certificação IP que mais são vistos em especificações são o IP65 e o IP67. Que, embora parecidos, possuem diferenças. O código hoje utiliza dois números, sendo que o primeiro determina o grau de proteção contra a poeira, enquanto o segundo informa o grau de proteção contra a água.

Primeiro número da certificação

Vai de 1 a 6, sendo o valor maior relacionado à resistência mais efetiva. Este número classifica a qualidade do aparelho contra partículas sólidas:

  • 0: pode ser representado por um X e indica que o aparelho não apresenta proteção
  • 1: proteção contra resíduos de até 50 mm³
  • 2: proteção contra resíduos de até 12 mm³
  • 3: proteção contra resíduos de até 2,5 mm³
  • 4: proteção contra resíduos de até 1 mm³
  • 5: permite a entrada de poeira, sem prejudicar o dispositivo
  • 6: proteção total contra poeira

Segundo número da certificação

Vai de 1 a 8 e está relacionado à resistência do aparelho à água e outros líquidos.

  • 0: pode ser representado por um X e indica que o aparelho não apresenta proteção
  • 1: proteção contra respingos
  • 2: proteção contra borrifos de líquidos na vertical em ângulo de até 15º;
  • 3: proteção contra borrifos de líquidos na vertical em ângulo de até 60º
  • 4: proteção contra líquidos borrifados por todas as direções — entrada limitada
  • 5: proteção contra jatos leves de líquidos por todas as direções — entrada limitada
  • 6: proteção contra jatos leves de líquidos, entrada limitada permitida na parte traseira
  • 7: proteção contra imersão até 1 metro em água doce, por até 30 minutos
  • 8: proteção contra longos períodos de imersão em água doce e pressão

Exemplos:

IP67 (significado):Proteção total contra poeira e proteção contra imersão até 1 metro em água doce, por até 30 minutos.

Resistente à água é o mesmo que à prova d’água?

Não. Resistente à água significa que o aparelho pode ter contato com água doce por um determinado período sem sofrer danos, mas não é recomendável forçar isso. Enquanto aparelhos à prova d’água são construídos para serem utilizados em contato direto com a água. Entretanto, mesmo em aparelhos à prova d’água ou “waterproof” é importante ler a ficha técnica para ter conhecimento das condições suportadas.

Fontes Chaveadas Blindadas

A fonte de alimentação Chaveada Blindada é um complemento fundamental para o funcionamento dos projetos de Segurança Eletrônica, Fitas LED e automação.

As fontes Blindada são úteis, pois em relação a uma fonte da tecnologia linear elas são mais leves e tem um rendimento muito superior, assim é possível se economizar energia ao mesmo tempo tem uma fonte mais portátil e versátil.

A fonte Blindada da FC Fontes tem o IP67 o que significa que ela é resistente a umidade e submersão.

Acesse nosso site e conheça todos os produtos da FC Fontes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.