Vamos começar com a seguinte questão: Quais as melhores fontes para câmeras de segurança?

É preciso pensar em uma série de coisas antes montar o seu projeto de CFTV – Segurança Eletrônica.

Primeiro é preciso pensar em qual fonte utilizar no local, o estado da tubulação e por onde passarão os fios dos aparelhos para abastecer as câmeras de segurança.

Outro fator importante é saber a quantidade de amperes (corrente) necessários para o funcionamento da sua câmera, já que algumas câmeras costumam consumir mais quando estão com IR (infra-vermelho) ligado, acesse nossa Calculadora de Viabilidade e faça os cálculos.

Separamos algumas ótimas opções para ajudar sua escolha e garantir um funcionamento perfeito do seu sistema.

1. Fonte Colmeia

fonte colmeia
Fonte Colmeia 12V 10A | FC Fontes

A fonte colmeia é comumente utilizada, ela possui esse nome justamente pelo design da carcaça, esses furos em formato de colmeia ajudam na ventilação do equipamento, evitando o superaquecimento.

Essa fonte é dedicada para o abastecimento de muitas câmeras, já que uma de 5 Amperes é capaz de abastecer entre 6 a 7 câmeras de uma só vez.

As fontes colmeias da FC Fontes possuem Proteção Total, como por exemplo contra curto de saída, sobre tensão e corrente, etc. Assim a quando a fonte sofre um curto ela entra em modo de proteção evitando danos aos equipamentos.

2. Fonte Multissaída com Filtro Antirruído e Ultra Proteção

fonte chaveada mcm
Fonte Multissaida 12V 3A | FC Fontes

Outra fonte também bastante procurada pelos técnicos de instalação é a Fonte Multissaída. Ela possui 4 canais com entrada automática de 90 a 240 Vac, não necessitando de seleção por chave da tensão de entrada.

Possui também filtro especial contra ruídos e proteção contra surtos e sobre corrente da rede elétrica.  E sua tensão de saída pode ser ajustada, permitindo a instalação em longas distâncias e vários equipamentos ao mesmo tempo.

Além disso a Fonte Multissaída pode ser utilizada em todos os tipos de câmeras (12V), cabendo bem em uma régua de energia. A instalação dessa fonte pode ser feita ao lado da câmera e ela é ideal para quem utiliza cabo de abastecimento e possui suporte para fixação.

Um pouco diferente das outras, essa fonte para câmera de segurança possui um filtro especial contra interferências das imagens (antirruído) e possui um sistema de proteção contra descargas elétricas, proteção de desarme antecipada e de Surto de 2 níveis.

3. Fonte Adaptadora: A Opção Para Instalações Simples

fonte chaveada mcm
Fonte Adaptadora 12V 2A | FC Fontes

As Fontes Eletrônicas, também conhecidas como adaptadoras, desktop ou notebook, São projetadas para alimentar aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, aparelhos de informática, entre outros equipamentos.

Circuitos de CFTV com poucas câmeras, por exemplo, podem ser alimentadas com essa fonte, como exemplo a fonte de 1A da FC Fontes, alimenta até 4 câmeras.

Essa fonte, assim como as demais, requer um pouco de atenção: FONTE NÃO É TUDO IGUAL! Os fornecedores da mecânica (carcaça) fornecem para o mundo todo, assim, esteticamente você pode até encontrar fontes “iguais”, porém são totalmente diferentes, desde projeto a componentes.

As fontes para câmeras de segurança da Fonte CFTV possuem a melhor qualidade para garantir seu perfeito funcionamento, além de possuir proteção total contra curto-circuito, sobrecarga, sobrecorrente, filtro contra ruídos e interferências o que proporciona maior qualidade de imagem.

4. Fontes Blindadas: fontes a prova d’água para câmeras de segurança

fonte chaveada mcm
Fonte Blindada 12V 15A | FC Fontes

As Fontes de Alimentação Blindadas IP67 da FC Fontes são ideais para ambientes externos, eliminando a necessidade de caixas herméticas, e também para instalações subterrâneas, geralmente utilizadas em módulos de LED, fitas de LED, letras caixas, fachadas e comunicação visual em geral.

São fontes para câmeras de segurança de alta performance, possuem um sistema exclusivo de Filtro contra ruídos e interferências o que proporciona maior qualidade de imagem. Além de Cabo de Tripla Blindagem e Proteção total.

fonte Blindada da FC Fontes tem o proteção IP67 o que significa que ela é resistente a umidade, poeira e proteção contra imersão até 1 metro em água doce, por até 30 minutos.

5. Fontes Slim: Ultra finas

fonte chaveada mcm
Fonte Slim FIT 12V 3A | FC Fontes

As Fonte Slim são finas (entre 17 e 21mm), cabendo em nichos estreitos ou em lugares que as fontes tradicionais não podem ser ligadas. Ideais para uso em projetos de Iluminação LED (perfil de led) ou para quem procura algo discreto e que seja fácil de esconder, como moveleiros, expositores e marcenaria.

São fontes com alta eficiência, com natural aircooling e muito mais leves que as fontes tradicionais, visto que são feitas em alumínio, e projetadas visando desempenho e otimização de espaço.

Assim como as demais fontes da FC, elas possuem proteção de curto, corrente, tensão.

fonte chaveada mcm
Fonte Slim Gradeda 12V 12A | FC Fontes

Conclusão: Fontes Para Câmera De Segurança

Como diz aquele ditado: “O barato pode sair caro”, de nada adianta ter boas câmeras se você não tiver equipamentos de qualidade em todo o seu kit de monitoramento residencial.

Você pode até mesmo queimar suas câmeras e DVR se usar fonte para câmera de segurança de baixa qualidade, então: Opte sempre por produtos de qualidade!

Em projetos maiores e que guardam empresas com altos valores, recomendamos também sempre o uso de um Nobreaks.

Sabendo o que escolher, você garante um produto de qualidade e, além disso, o funcionamento perfeito do seu projeto sem correr nenhum risco de sobrecarga.

DICA ESPECIALNunca utilize 100% da capacidade de alimentação da sua fonte. Deixe cerca de 25% da capacidade total de backup para evitar que seus equipamentos sejam danificados.

Esperamos que tenha gostado da matéria! Você pode conhecer todos os produtos da FC Fontes acessando nosso site: https://fontecftv.com.br

2 Responses

  1. ola ,adquiri essa fonte colmeia hoje,mas ao tentar instalar fiquei na dúvida,pois a anterior os fios das cameras eram instalados nos dois últimos parafusos que constam “–v e +v e nessa nova fonte consta nos parafusos as seguintes indicaçoes “com com +V +V,poderiam me informar em qual devo instalar os fios das cameras,desde ja agradeço

    • Soelmar, tudo bem? As fontes podem ter 2 ou mais saídas positivas (V+) e negativas (V-), assim caso a sua fonte tenha duas saídas V+ e duas saídas V-, você deverá utilizar um V+ e um V-, mesmo que não estejam lado a lado, caso tenha duvidas, nosso suporte técnico esta a disposição para lhe auxiliar. Feliz 2023!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *