A Bateria Selada VLRA consistem em um tipo de bateria estacionária, mas como o nome sugere, possui um tipo de vedação a qual permite que a bateria possa ter uso em praticamente qualquer posição. Ao mesmo tempo essa alteração na posição de uso não causa nenhum tipo de problema para o usuário e não traz riscos.

Hoje apresentaremos a você todas as características e informações sobre a bateria selada VLRA, como funciona, e como você pode economizar com essa tecnologia, evitando também riscos à sua saúde.

O que é uma Bateria Selada VLRA?

O termo VRLA (Valve Regulated Lead Acid) indica que essa bateria é montada com válvulas reguladoras de pressão e são elas as principais responsáveis pela segurança das baterias contra explosões.

A bateria selada também conhecida como bateria VRLA ou bateria selada VRLA sigla para “Valve Regulated Lead Acid”, ou no bom português, “Ácido de chumbo regulado por válvula” é um tipo de bateria estacionária que não emite de gases durante a sua operação normal e pode ser transportada e usada em (quase) qualquer posição sem que haja risco de vazamento de seu eletrólito.

Esse tipo de bateria é selada, ou seja, não precisa de manutenção, como ocorre em algumas baterias de carro, moto ou caminhão, não poluindo o meio ambiente e serve muito bem em ambientes fechados.

Sendo totalmente revestida de chumbo, ela serve para alimentar, durante quedas de energia, diversos tipos de equipamentos elétricos e eletrônicos, entre eles: sistemas de iluminação de emergência de prédios, alarmes residenciais ou empresariais, computadores via nobreak, equipamentos de hospitais, sistemas de CFTV (Segurança Eletrônica), etc.

As baterias NÃO SELADAS – estacionárias ou não – NUNCA podem ficar em outra posição que não aquela para a qual foram projetadas, pois haverá vazamento de ácido e potencial risco ao equipamento e principalmente a usuários e operadores.

Quais as vantagens de optar por uma bateria selada?

A bateria VRLA é altamente recomendável para uso estacionário em ambientes fechados e de temperatura amena, por isso é muito utilizada em hospitais, por exemplo.

A conferência de bastante autonomia e a expectativa de vida útil de até 10 anos são outros fatores que a tornam uma excelente escolha.

As baterias seladas VLRA apresentam um tempo de vida útil longo que pode variar de cinco a dez anos. Tudo depende das condições de armazenamento e igualmente de uso. Quão mais rigoroso for o seu cumprimento as determinações do fabricante maior será a durabilidade do seu equipamento.

Uma das vantagens de optar por uma bateria selada é que ela possui menos riscos de vazamento ácido, já que não há nenhum acesso do elemento ao exterior da bateria. Dessa forma, o risco de danos aos equipamentos eletrônicos que estejam ao redor é bastante diminuído.

Não há necessidade de qualquer tipo de manutenção; a bateria selada é projetada com a quantidade de água adequada para perdurar por toda a vida útil da peça.

Apesar de tantos benefícios, é sempre necessário se atentar justamente à temperatura do ambiente.

Cuidados necessários

Em lugares de muito calor, existe um risco de mau funcionamento destas baterias e de outros acidentes, por isso não se recomenda seu uso dentro destas condições.

Mesmo com tantas vantagens em relação às demais opções, alguns cuidados se fazem necessários para o bom usufruto das baterias seladas VRLA. São eles:

– Tanto a sobrecarga quanto a ausência de carga vão interferir na vida útil da bateria;

– Deve-se medir sua carga sempre com o carregador correto a fim de evitar maiores problemas;

– As baterias devem ser armazenadas com carga e em lugares frescos e seguros de eventos climáticos bruscos;

– Mesmo que sejam conhecidas como “livres de manutenção”, as baterias VRLA precisam ser analisadas periodicamente para garantir que sua funcionalidade se dê de maneira plena.

Eles demonstraram ser mais eficazes em ambientes com temperatura controlada. Sua construção proporciona uma vida útil praticamente livre de manutenção.

Deve-se levar em conta também que a tecnologia utilizada em sua produção torna sua instalação mais liberal e menos rígida.

Embora o carregamento possa levar algum tempo, o nível de descarga é baixo em comparação com outros tipos de baterias. Sua tecnologia bem construída oferece segurança e durabilidade quando usada corretamente.

Agora que você aprendeu o que é uma bateria selada, não terá dúvidas sobre a sua próxima compra de baterias, não é verdade? Leia sempre os nossos conteúdos e continue bem informado. E, não se esqueça, precisou de bateria para seu sistema de segurança é só entrar em contato com a equipe FC Fontes.

Categories:

Tags:

Sem Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *