O Rio Grande do Sul vive sua pior catástrofe climática da história recente. Até a tarde desta sexta-feira, 3, ao menos 265 cidades tinham sido afetadas pelas enchentes no RS e as fortes chuvas que atingem o Estado, que também contabilizou 39 mortes, mais de 8 mil pessoas em abrigos, 24 mil desalojados e, ao todo, 351 mil pessoas afetadas pelo temporal.
Equipes de resposta priorizam, em um primeiro momento, o resgate de moradores em áreas de risco, mas o governo estadual já centraliza esforços para auxiliar aqueles que tiveram de deixar suas casas. Em Porto Alegre, por exemplo, a Defesa Civil recebe doações de colchões, cobertores e roupas de cama e banho.
Há, também, campanhas para doação de sangue e abastecimento do hemocentro da capital gaúcha, voluntariado na área da Saúde, para médicos, enfermeiros e outros profissionais, além da disponibilização de uma chave Pix para doações em dinheiro ao SOS Rio Grande do Sul.
Cada pequeno gesto ajuda e juntos podemos fazer diferença na vida das pessoas que precisam. Veja como você pode ajudar:
1. Doações de Itens
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul pediu a doação de itens específicos, já higienizados, como colchões, cobertores e roupas de cama e banho. As doações podem ser entregues no Centro Logístico do órgão estadual, na Avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre. O telefone para contato é (51) 3210-4255.
O órgão informou, também, que ainda não estão sendo feitas campanhas de arrecadação de água e alimentos, uma vez que os estoques têm dado conta de atender à demanda da população.
Os itens mais necessitados são:
- Colchões e lençóis de solteiro, fronhas, roupas e calçados infantis, produtos de higiene e limpeza (sabonetes, escova e pasta de dente, papel higiênico, shampoo, toalhas de banho) água, copos plásticos e ração para cães e gatos.
- As doações serão encaminhadas para o depósito da Defesa Civil Municipal, localizado na rua La Plata, 693, que funciona 24 horas. A distribuição dos donativos será realizada pela Defesa Civil e Gabinete da Primeira-Dama.
Onde Doar em Porto Alegre (RS):
- Depósito da Defesa Civil Municipal: Rua La Plata, 693 – 24 horas.
- Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs): Av. Ipiranga, 5.311, das 9h às 18h.
- Shopping Iguatemi: Concierge, localizado no 2º piso, acesso A, de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 11h às 20h.
- Shopping João Pessoa: Av. João Pessoa, 1831, de segunda a sábado, das 9h às 21h, e domingo, das 10h às 21h.
- Shopping Total: Av. Cristóvão Colombo, 545, das 10h às 22h.
- Arena do Grêmio: Av. Padre Leopoldo Brentano, 110, portão 6, das 9h às 18h, e outras localizações relacionadas ao clube.
- Sport Club Internacional (parceria com Banco de Alimentos da Fiergs): No Gigantinho, das 8h às 18h
2. Doação em Dinheiro/PIX
Para aqueles que preferem fazer doações monetárias, várias entidades listadas oferecem opções para contribuições financeiras, listamos algumas abaixo. Estas doações serão utilizadas para comprar itens urgentemente necessários e para apoiar logisticamente a distribuição desses recursos.
Fundo de Doações da FundMed
A FundMed e a UFCSPA estão arrecadando fundos para apoiar as vítimas dessas enchentes devastadoras.
- CNPJ: 94.391.901/0001-03
- Chave Pix: 94.391.901/0001-03
Toda a prestação de contas desse projeto será disponibilizada nesta página, como valores arrecadados e onde os recursos serão utilizados.
Diante da situação de calamidade pública enfrentada no Estado, o governo gaúcho reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave Pix (CNPJ: 92.958.800/0001-38), a mesma utilizada no ano passado, vinculada à conta bancária aberta pelo Banrisul. As contribuições em dinheiro podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas que tenham condições de ajudar as vítimas das enchentes no RS.
A gestão e fiscalização dos recursos ficarão a cargo de um Comitê Gestor, presidido pela Secretaria da Casa Civil e composto por representantes de órgãos do governo e entidades sociais. Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades.
- CNPJ: 92.958.800/0001-38
- Chave Pix: de54af32-c5c3-48fe-b2ae-378b2559648e
- SOS Rio Grande do Sul | Banrisul
Ação da Cidadania
- E-mail: [email protected]
- Site: Ação da Cidadania
Rede de Bancos de Alimentos do RS e Bancos Sociais
- CNPJ: 04.580.781/0001-91
- Site: Doe Alimentos
A Maior Campanha Solidária do RS
- Site: Vakinha Online
- Parceiros: Instituto Vakinha, Pretinho Básico e Badin Colono
3. Doação de Sangue
A Secretaria da Saúde do Estado abriu um chamamento para doações e abastecimento do hemocentro de Porto Alegre. Segundo a pasta, há risco de falta de componentes sanguíneos, como plaquetas e hemácias. Há urgência para todos os tipos de sangue, e os doadores devem se atentar às condições de segurança em alagamentos e inundações.
Centros de doação de sangue em Porto Alegre:
Diante da situação de calamidade pública, o Hemocentro da Capital intensifica a mobilização para a doação de sangue. Há risco de desabastecimento de hemocomponentes, principalmente de plaquetas.
- Endereço: Av. Bento Gonçalves, 3722, em Porto Alegre.
- Horário: das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, e estará aberto no próximo sábado das 8 às 12 horas para receber doadores.
- O agendamento também pode ser feito por telefone – (51) 3339-7330 – ou por b – (51) 98405-4260.
- Link para agendamento de doação
Banco de Sangue do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
- Endereço: Unidade Básica de Saúde Santa Cecília – 2º andar (entrada pela rua São Manoel, 543)
- Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, preferencialmente para moradores da Capital e Região Metropolitana. Aos sábados, das 8h às 12h, limitado a 80 doadores, conforme agendamento prévio da equipe de captação para grupos.
- Telefone: (51) 3359.8504
- Link para agendamento de doação
Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
- Endereço: Avenida Independência, 75, em frente ao Hospital São Francisco e nos fundos do Hospital São José
- Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h, e no sábado das 7h30min ao meio-dia.
- Para doar, é necessário realizar agendamento prévio pelo telefone (51) 3214-8025, pelo WhatsApp (51) 98040-7248 ou site.
- Link para agendamento de doação
Hospital São Lucas da PUCRS e a H.Hemo
- Endereço: Avenida Ipiranga, 6690 – Jardim Botânico. 2º Andar do Hospital São Lucas – HSL
- Doadores têm atendimento preferencial para identificação na recepção do 2º andar e no Guichê 8 da recepção do térreo.
- Horário: Para efetuar a doação de sangue, agende seu horário de segunda a sexta das 7h30 às 16h ou aos sábados das 7h30 às 12h30.
- Telefone: (51) 3320 3455 e WhatsApp: (51) 98503-9958.
Banco de Sangue do Grupo Hospitalar Conceição (GHC)
- Endereço: 2º andar do Hospital Conceição, na Av. Francisco Trein, 596, Bairro Cristo Redentor, Porto Alegre.
- Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h, e aos sábados das 7h30min às 12h (até 60 atendimentos aos sábados). Nos feriados não tem atendimento. Para grupos acima de 10 pessoas faz-se necessário agendamento prévio.
- WhatsApp: (51) 33572072
4. Voluntariado
Profissionais da saúde podem se inscrever no banco de voluntários para atuar nas cidades afetadas pela chuva. É preciso somente indicar a área de interesse e a carga horária disponível. Os convocados poderão atuar em hospitais, unidades de pronto atendimento e outros serviços de saúde.
- Defesa Civil
Se você tem tempo disponível e deseja ajudar pessoalmente, a Defesa Civil cadastra voluntários para auxiliar nos centros de distribuição e no suporte direto às vítimas.
Informações sobre como se inscrever
- Voluntários da área da saúde
A Secretaria da Saúde (SES) está cadastrando profissionais de saúde para comporem um banco de voluntários que poderão auxiliar em hospitais e unidades de saúde afetadas pelas chuvas. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros, são necessários.
Link para o formulário de cadastro
O site “Ajuda – RS” , criado pelo aluno Victor Arnd da UFRGS, reúne uma série de recursos e informações centralizados para assistência e alívio às vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul.
- Ele oferece acesso direto a mapas interativos que mostram abrigos e pontos de doação, além de uma estimativa de situação feita pela Defesa Civil.
- Para quem precisa de resgate imediato ou deseja contribuir como voluntário, há links diretos para grupos de resgate por barco e formulários para cadastramento de voluntários nas cidades afetadas.
- Também há instruções específicas para sinalização de locais de resgate, links de perfis para ajudar a divulgar quem está desaparecido, quem está salvo e onde se encontra.
- E muitos outros, confira!
Vamos nos unir em solidariedade e apoio mútuo para ajudar aqueles que foram afetados por essa tragédia. Juntos, podemos fazer a diferença e trazer conforto e esperança às comunidades atingidas. #todosjuntos
Sem Comentários